“Escreva uma carta para as futuras gerações sobre o mundo que você gostaria que elas herdassem.”.
Este é o tema do 53º Concurso de Redações de Cartas, promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça.
Podem participar do Concurso estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais das unidades Três Figueiras e Correia Lima.
Como participar
- Escreva uma redação argumentativa de até 800 palavras sobre o tema proposto para o Concurso, de acordo com as regras disponíveis abaixo.
- Etapa escolar: Entregue o texto no Laboratório de Português (2º andar do Prédio A) ou pelo e-mail lab.portugues@colegiofarroupilha.com.br até o dia 12 de março, quarta-feira.
- Etapa Estadual: Os textos selecionados na Etapa Escolar serão divulgados no dia 17 de março e submetidos à próxima etapa.
No Brasil, o Concurso é realizado pelos Correios em quatro etapas: escolar, estadual, nacional e internacional. Os estudantes inscritos serão mantidos informados sobre seu avanço no desafio.
Oficinas preparatórias
Os estudantes interessados no Concurso podem se inscrever nas oficinas preparatórias, que serão realizadas pela equipe do Laboratório de Português, conforme orientações abaixo:
Unidade Correia Lima
Quando: 8 de março
- 6º ano: às 13h40
- 7º ano, às 13h40
- 8º ano, às 14h30
- 9º ano, às 14h30
Onde: No Laboratório de Aprendizagem
Inscrições: Até 6 de março, neste link – é preciso estar logado com o e-mail escolar (nome.sobrenome@farroups.com.br) para acessar o formulário de inscrição.
Unidade Três Figueiras
Quando: 5/03, segunda-feira
- 6º ano: às 10h20
- 7º ano, às 10h20
- 8º ano, às 11h10
- 9º ano, às 11h10
Onde: Sala Inquietos 1
Inscrições: Até 2 de março, neste link – é preciso estar logado com o e-mail escolar (nome.sobrenome@farroups.com.br) para acessar o formulário de inscrição.
ORIENTAÇÕES PARA ESCRITA DO TEXTO
A carta argumentativa deve ser escrita em, no máximo, 800 palavras, empregando-se o padrão formal da Língua Portuguesa.
Tema: “Escreva uma carta para as futuras gerações sobre o mundo que você gostaria que elas herdassem.”
Gênero textual: Carta argumentativa
Estrutura do Gênero Carta:
- Local e data;
- Identificação do destinatário;
- Referência/destaque do assunto;
- Vocativo, distinção do cargo do destinatário;
- Apresentação do remetente;
- Apresentação do assunto;
- Argumentação;
- Sugestão/Pedido/Intenção;
- Despedida;
- Assinatura.
Dicas e informações adicionais
Cartas? Ainda? Estamos em pleno século 21…
Com o advento da internet e de recursos tecnológicos, a forma de comunicação entre as pessoas mudou consideravelmente. Antes, era muito comum utilizar-se de cartas, telegramas e cartões postais para se comunicar com pessoas distantes. Entretanto, até hoje, a carta argumentativa é um importante veículo de comunicação, muito requisitada na redação escolar.
Carta é dissertação com data, vocativo e assinatura?
Não. Carta argumentativa é um gênero textual que se apropria do tipo dissertativo. Há quem pense que uma dissertação argumentativa com data e vocativo torna-se uma carta, mas isso é um engano.
Quando se fala em carta argumentativa, espera-se que, ao longo do texto, as marcas de interlocução sejam mantidas (vocativos, pronomes), pois é fundamental não esquecer que se escreve para uma determinada pessoa/instituição. Por meio da carta argumentativa, pretende-se convencer o interlocutor – e apenas ele – sobre o que está sendo enfrentado/pedido, e não qualquer um (leitor universal), como acontece quando se escreve uma dissertação argumentativa. Assim, não basta apenas a “moldura” do texto para que se configure uma carta.
IMPORTANTE!
. Cartas argumentativas são endereçadas, geralmente, a autoridades; é preciso empregar pronomes de tratamento respeitosos.
. Não convém usar chavões como: “venho por meio desta”; “vale salientar”; “vale lembrar”; “um caloroso e forte abraço”; “sem mais para o momento”, etc.; essas expressões estão desgastadas e empobrecem o texto.
Dúvidas podem ser esclarecidas com a equipe do Laboratório de Português, pelo email lab.portugues@colegiofarroupilha.com.br ou pelo telefone (51) 3455-1859.