1

NOTÍCIAS

Aulas de TEC trabalham pensamento computacional e tecnologia

17 abr 2023

 

O erro é meu amigo
Ajudar os estudantes a entender o erro como um importante aliado no processo de aprendizagem é o objetivo do e-book “O erro é meu amigo”, escrito pela professora de Tecnologia Educacional e Computação, Margarete Santos, em parceria com a professora da PUCRS, Lúcia Giraffa. Na semana iniciada em 3 de abril, Margarete contou a história do livro – disponível aqui para download gratuito – para os estudantes, que, depois, puderam interagir com um dos personagens da história, o RoPE (Robô Programável Educacional).
“O contato com o RoPE promove o desenvolvimento de diferentes habilidades, como as técnicas, uma vez que ao montar o robô, os alunos aprendem conceitos fundamentais de robótica, como sensores, motores e programação; a criatividade, uma vez que o robô é personalizável e permite às crianças criar novas funcionalidades; e as sociais, como comunicação, colaboração e resolução de conflitos, já que tudo é realizado em equipe”, explica a professora Margarete.  

 

 

Tabuleiro humano e lúdico

Já na semana iniciada em 10 de abril, o desafio nas aulas de TEC foi realizado em duplas: um colega deveria orientar o outro, de olhos vendados, a andar em cima de um tabuleiro disposto no chão. 

“Foi uma forma lúdica e desafiadora de desenvolver habilidades importantes para os estudantes, como a orientação espacial, a percepção sensorial, a concentração, a coordenação motora, o trabalho em equipe e a confiança em si mesmo”, explica a professora Margarete.

Além disso, foram desenvolvidas habilidades relacionadas ao pensamento computacional: decomposição, que consiste em quebrar o problema em partes menores e mais simples; algoritmos, as instruções dos colegas era algoritmos (sequência de passos lógicos para chegar a um objetivo); abstração, já que o estudante precisa abstrair a ideia de estar em cima de um tabuleiro e se deslocar em direções específicas, independente do ambiente ao seu redor; e resolução de problemas, que diz respeito ao desafio em si.

 

 

 

Contatos

A equipe da Central de Relacionamento do Colégio Farroupilha é responsável pelo processo de atendimento às famílias que tem interesse em efetuar a matrícula na instituição: ela recebe as demandas, monitora e acompanha o relacionamento da escola junto a essas famílias, incluindo o agendamento para entrevista pedagógica e a visita guiada, além do agendamento da matrícula do novo estudante.

Ambulatório

51 3455-1812

51 3455-1825

51 98043-0820

Biblioteca

51 3455-1817

51 98036-9178

Centro de Cambridge 

51 3455-1823

51 98110-1951

Central de Relacionamento

51 3455-1891

51 3455-1889

Comunicação e Marketing

51 3455-1878

Educação Infantil

51 3455-1819 (Berçário, Níveis 1 e 2)

51 3455-1813 (Níveis 3 e 4)

 

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

51 3455-1811

Ensino Fundamental - Anos Finais

51 3455-1807

Ensino Médio

51 3455-1808

Financeiro

51 3455-1898

Gestão de Serviços Educacionais

51 3455-1837

51 99341-3424

Memorial Escolar

51 3455-1875

Recepções

51 3455-1860 | Administrativa - Prédio B

51 3455-1809 | Prédio D

51 3455-1816 | Alunos - Prédio A

51 3455-1873 | Berçário - Prédio B

51 3455-1877 | Jardim - Prédio C

Secretaria 

51 3455-1805 51 3455-1846

51 3455-1844 51 3455-1888

A Ouvidoria do Colégio Farroupilha é um canal que recebe, examina e encaminha, aos setores competentes, sugestões, críticas e elogios com o objetivo de aperfeiçoar os processos administrativos e pedagógicos da instituição.

O Canal de Integridade do Colégio Farroupilha é um espaço para formalização de relatos sobre condutas alheias ao Código de Conduta e Convivência. Por meio dele, todos os membros da comunidade escolar, além do público externo, podem realizar, de forma anônima ou identificada, o registro de informações com foco na prevenção de condutas antiéticas, como por exemplo: assédio moral, desvios/uso irregular de materiais, discriminação, ameaça, desvio de função, falha em auditoria ou controles internos, favorecimento, conflito de interesse, retaliação, vazamento de dados e uso indevido de imagem. O Canal de Integridade é administrado por uma empresa externa, a Legal Ética, e integra o Programa de Compliance do Colégio.

Top Sul Uniformes

51 3333-3131/ 3019-2387     51 98531.0463

www.topsuluniformes.com.br/colegio-farroupilha
Loja container localizada no estacionamento da unidade Três Figueiras.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 (sem fechar ao meio dia)

Bar do Zé

 51 3334-0877 51 99155-9227

ze@zedobar.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Kawhen Uniformes

  51 99986-0766

www.kawhenuniformes.com.br
Rua Carlos Huber, 281
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h sem fechar ao meio dia e aos sábados, das 8h30 às 13h.

La Brunita

 51 3316-1315 51 98907-3785

labrunita@labrunita.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Clip Três Figueiras

 51 3307-6377 51 98034-9789
 51 3307-6370

farroupilha@livrariaindependencia.com.br
De segunda a sexta-feira, das 9h às 14h e das 15h às 19h.

Saúde no Copo

51 98323 4903 / 51 99590 7092

snctresfigueiras@saudenocopo.com.br
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h

O serviço terceirizado de transporte escolar é oferecido aos estudantes por motoristas organizados em cooperativas que atendem a diferentes bairros de Porto Alegre. A escolha pelo motorista é de responsabilidade das famílias.