Destinado para os pais e responsáveis dos Níveis 4 e 5, da Educação Infantil, e Anos Iniciais, o Ciclo Formativo – Os desafios da convivência e da formação ética de crianças e jovens tem como objetivo refletir sobre situações do dia a dia, compreender as tendências morais das crianças e descobrir estratégias para fortalecer a convivência familiar.
As inscrições ocorrerão, apenas, das 20h do dia 3 de abril, às 20h do dia 4 de abril, quinta e sexta-feira, através deste link.
O Ciclo Formativo acontece em parceria com o GEPEM, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral, e visa abordar, de forma prática, o desenvolvimento moral das crianças, a formação de valores e os desafios da parentalidade. Ele será ministrado por Sanderli Bicudo, que é Doutora e Mestra em Educação Escolar pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP. Além de ser graduada em Pedagogia, especialista em Relações Interpessoais na escola e em Construção da Autonomia Moral.
Esta formação busca oferecer um espaço de aprendizado e diálogo para que mães, pais e responsáveis possam se sentir mais preparados para lidarem com os desafios cotidianos da educação com ética e empatia.
Os principais objetivos do Ciclo Formativo:
- Refletir sobre os desafios da parentalidade;
- Compreender como as crianças desenvolvem os seus valores;
- Promover relações familiares mais positivas;
- Ampliar o olhar sobre educação e convivência;
- Trocar experiências e construir possibilidades de intervenção mais assertivas.
A formação será dividida em 3 encontros, proporcionando um espaço de aprendizado e diálogo para que mães, pais e responsáveis possam se sentir mais preparados para lidar com os desafios cotidianos da educação com ética e empatia.
Datas dos encontros:
10/04 – 19h às 21h
02/06 – 19h às 21h
18/08 – 19h às 21h
Para este Ciclo Formativo, serão disponibilizadas 40 vagas, sendo somente um responsável por criança ou estudante. Como são limitadas, para que mais famílias tenham acesso aos conteúdos, as vagas serão concedidas para os primeiros inscritos de cada nível/ano.
As vagas são limitadas a 40 participantes, pois o Ciclo Formativo foi pensado para proporcionar um ambiente de aprendizado e troca de experiências realmente produtivo. Com um número menor de pais ou responsáveis, é possível garantir um acompanhamento mais próximo, interação de qualidade e aprofundamento das discussões. Assim, cada família pode aproveitar ao máximo esse momento de formação e diálogo.
A manifestação de interesse não garante a vaga na formação, que será por ordem de chegada e respeitando um número mínimo de vagas para cada nível/ano.
Caso a sua inscrição seja confirmada, é necessário participar dos três encontros para concluir o Ciclo Formativo.