As crianças do Nível 4 da Educação Infantil participaram de uma série de propostas desenvolvidas sobre a origem e a importância do mel, relacionadas ao projeto da turma N4A, intitulado de “Pesquisadores das plantas e seus mistérios”. Por meio de atividades interativas e lúdicas, as crianças embarcam em uma jornada fascinante para descobrir o papel desempenhado pelas abelhas na natureza.
![IMG-0138](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossless,ret_img,w_828,h_613/https://www.farroupilha.g12.br/novo/wp-content/uploads/2023/06/image_6487327-2-1.jpg)
Palestra com veterinário e apicultor
O primeiro encontro com o assunto ocorreu em uma palestra no dia 29 de maio. A aula contou com a presença do veterinário e apicultor Airton da Rosa dos Santos, que falou sobre algumas espécies de abelhas e como acontece a polinização. O especialista mostrou vídeos da extração do mel, apresentou a vestimenta e utensílios que o apicultor precisa. A atividade ainda contou com um momento para que as crianças vissem um favo de mel e, quem teve interesse, provou um pouco de mel.
![LabBio](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossless,ret_img,w_828,h_590/https://www.farroupilha.g12.br/novo/wp-content/uploads/2023/06/image_6487327-5.jpg)
Compartilhamento de experiências
Em outra atividade, uma turma do Nível 2 da Educação Infantil conversou com as crianças do Nível 4 sobre o tema em uma hora do conto. As crianças do N4 apresentam uma história construída após as descobertas sobre as abelhas na primeira aula. A proposta ainda teve um passeio até a horta do Colégio, local onde observaram as plantas e sentiram seus aromas.
![parto](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossless,ret_img,w_1024,h_768/https://www.farroupilha.g12.br/novo/wp-content/uploads/2023/06/IMG_2674-1024x768.jpg)
Construção de um favo de mel
As crianças receberam hexágonos que simbolizavam favos de mel e soltaram a imaginação ao pintá-los com giz de cera. Essa atividade permitiu que elas compreendessem como os favos de mel são construídos com a cera produzida pelas abelhas. Os hexágonos pintados foram unidos, formando um enorme favo de mel construído coletivamente.
Mais descobertas com apoio da tecnologia
Em uma parceria com a equipe de Tecnologia Educacional (TE), uma atividade foi desenvolvida com o objetivo de despertar a curiosidade e o aprendizado das crianças sobre polinização. Utilizando celulares com um aplicativo especialmente selecionado para o projeto, elas controlaram abelhas virtuais em busca de flores no mapa.
Essa atividade simulou o processo de polinização realizado pelas abelhas, proporcionando uma experiência interativa e divertida. Acompanhadas pela professora e pela equipe de TE, as crianças receberam orientações e foram incentivadas a fazer comparações entre o que estavam vivenciando e o conhecimento prévio adquirido.
![parto](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossless,ret_img,w_828,h_600/https://www.farroupilha.g12.br/novo/wp-content/uploads/2023/06/IMG-2719.jpg)
Uma visita à mini fazenda
Em outro momento do projeto, as crianças tiveram uma experiência real ao explorarem a mini fazenda do Colégio em busca de alimento. Para isso, receberam abelhas montadas no estilo Minecraft, garantindo sua proteção com chapeuzinhos de apicultor. Eles percorreram todo o espaço coletando o pólen das flores. Para marcar o encerramento da atividade, reuniram-se em frente a uma árvore centenária no centro da mini fazenda, onde fixaram o favo de mel construído pela turma. Esse momento simbolizou o retorno das abelhas à colmeia.
![copelmi](https://sp-ao.shortpixel.ai/client/to_webp,q_lossless,ret_img,w_817,h_435/https://www.farroupilha.g12.br/novo/wp-content/uploads/2023/06/IMG-2713.jpg)