As turmas do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio participaram do primeiro sábado letivo de 2023. Na manhã de 1 de abril, os estudantes tiveram uma programação voltada para o Conexão Ciência, o programa de iniciação científica do Colégio Farroupilha.
Em diferentes espaços do Colégio, os estudantes das unidades Três Figueiras e Correia Lima trabalharam no desenvolvimento dos temas dos projetos de pesquisa que serão desenvolvidos ao longo do ano.
“Esse sábado letivo foi muito importante para a gente formular a nossa pergunta do projeto Conexão Ciência, buscando soluções para problemas identificados na sociedade com base no método científico ensinado pelos professores do Colégio”, declara a estudante do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, Rafaela Cauduro.
Com temáticas variadas, de acordo com as curiosidades de cada grupo, o Conexão Ciência produz centenas de pesquisas científicas anualmente.
“Hoje a gente pode perceber o quanto os nossos estudantes estão evoluindo na escolha dos seus temas de pesquisa e o quanto relevante é a gente investir na pesquisa científica”, avalia a professora de Investigação Científica e responsável pelo Laboratório de Química, Alessandra Rosa.
A apresentação do Conexão Ciência para as turmas do 6º ano foi realizada por estudantes do 9º ano nos dias 30 e 31 de março.
Sobre o Conexão Ciência
O programa tem como principal objetivo oferecer aos estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio, ainda na educação básica, um contato sistemático com a pesquisa científica. Por meio dele, são desenvolvidas capacidades investigativa, reflexiva e crítica, além da produção e da difusão de conhecimentos.
Em grupos, os estudantes definem um tema de pesquisa e são acompanhados, ao longo do ano, por professores orientadores. Uma das novidades para 2023 é a presença de co-orientadores da UFRGS. Além dos encontros de orientação, os estudantes participam de uma banca de qualificação e apresentam os resultados de suas pesquisa na Mostra Farroups.
Algumas das pesquisas desenvolvidas no Farroupilha participam de eventos externos, como o Salão UFRGS Jovem, o Espaço Jovem Cientista da PUCRS, a Mostratec, a Obsma/Fiocruz e a Febrace. Em 2022, quatro projetos de pesquisa do Colégio foram premiados no Espaço Jovem Cientista, dois na Mostratec e um na Fiocruz.