Na tarde de ontem, 6 de novembro, aconteceu o 3º Evento Arcanos, promovido pelo Clube de RPG do Colégio Farroupilha. O evento reuniu estudantes dos Anos Finais e Ensino Médio e também recebeu alunos de outras instituições de ensino e comunidade escolar.
O objetivo do evento é reunir os estudantes que já fazem parte do Clube com alunos que têm interesse em participar e se identificam com o jogo, além de apresentar o Arcanos à comunidade escolar e refletir sobre as potencialidades do RPG no desenvolvimento das habilidades curriculares e socioemocionais.
“O jogo de RPG envolve o desenvolvimento de habilidades que são essenciais dentro do ambiente escolar. Requer muita leitura, trabalho em equipe, resolução de problemas e cumprimento de regras, desenvolvendo três principais domínios que trabalham a parte mental, social emocional, física e motora dos nossos estudantes”, destacou Edgard Krestschmann, professor de Física e responsável pelo Clube Arcanos.
Além das habilidades socioemocionais, o RPG também trabalha aspectos da matriz curricular, como Matemática com noções de espaço e fichas que traduzem os personagens em números, Ciências da Natureza com a anatomia das criaturas, linguagens com os nomes e diversos outros. “Esse ambiente imersivo transforma o aprendizado em uma experiência prática e envolvente, onde a curiosidade e a colaboração são incentivadas, facilitando a construção do conhecimento de forma lúdica e significativa”, salientou Edgard.
Após a apresentação do Clube, os estudantes se dividiram em 6 mesas e iniciaram os jogos. Em uma das mesas o ex-estudante do Colégio Farroupilha e fundador do Clube Arcanos, Daniel Kroef, estava presente. “Muito feliz em ter sido convidado para participar deste evento, do Clube que ajudei a fundar em 2022 e está sendo extremamente gratificante, principalmente ao ver o engajamento dos estudantes e as amizades que surgiram nos encontros e se mantém até hoje. Jogar RPG vai muito além de um jogo, o objetivo principal é viver, em um mundo de fantasia, experiências que vão agregar no nosso mundo real”, comentou Daniel.
Após os jogos, os participantes de cada mesa preencheram um formulário de votação para eleger os estudantes que se destacaram durante os jogos e que, por isso, receberam as seguintes menções honrosas: Trabalho em Equipe, Solução Criativa e Comunicação Positiva.