1

As famílias de uma turma do Nível 2 da Educação Infantil foram convidadas a vir ao Colégio para participar do projeto Existe um herói dentro de você. Nas visitas, que aconteceram de setembro ao início de novembro, pais e mães contaram sobre suas profissões e promoveram atividades para as crianças.

Alexandre é pai do Arthur e médico ortopedista. No dia 03 de novembro, ele contou para a turma que desde pequeno queria ser médico, explicou, de forma lúdica, que o ortopedista é o médico que cuida dos ossos das pessoas e mostrou alguns instrumentos que utiliza no trabalho.

No dia 31 de outubro, a Nathalia, que é arquiteta e mãe da Catarina, falou sobre sua profissão com as crianças. Em seguida, entregou uma casa em papel e figurinhas para as crianças organizarem os espaços de acordo com suas funcionalidades. Depois, as crianças entregaram flores de papel feitas por ela para a arquiteta.

As crianças também puderam aprender sobre a profissão de promotora de justiça com a Laura, mãe da Vitória. Em sua visita, que aconteceu em 17 de outubro, ela relacionou o Direito com as combinações que as crianças têm no Colégio, contou sobre Themis, a Deusa da Justiça, falou sobre a vestimenta dos promotores e presenteou as crianças com gravatas de papel para compor as brincadeiras.

A conversa sobre Direito também aconteceu na visita de Vinícios, que é advogado e pai do Luca. Ele explicou sobre o papel da sua profissão em nossa cidade e falou sobre as leis, direitos e deveres dos adultos aos das crianças. Após a conversa, Vinícios leu uma história e com auxílio do Luca entregou desenhos sobre a narrativa para a turma colorir. 

Em 13 de outubro, Paulo, que é médico e pai do Theodoro, falou sobre a profissão de médico, explicando o seu papel na sociedade. Ele também contou e ilustrou uma história sobre vírus e bactérias. A mãe do Theodoro, Cláudia, também participou das atividades do projeto. Ela é médica psiquiatra infantil e abriu a série de visitas das famílias na turma, no dia 28 de setembro. Cláudia falou sobre sua profissão a partir de uma hora do conto e de um jogo dos sentimentos.

“Ter participado ativamente das aprendizagens da turma do meu filho na escola foi enriquecedor tanto para mim como mãe, quanto para meu filho, que formará memórias cheias de afeto no ambiente escolar”, declara Cláudia, mãe do Theodoro.

Além da participação das famílias, o projeto conta com outras propostas, como a conversa com os bombeiros e a criação da Liga dos Superamigos, que aconteceram no mês de setembro. 

“As crianças demonstraram alegria e entusiasmo em perceber a participação das famílias em suas pesquisas”, relata a professora da turma, Franciele Andriotti. Ela explica que o convite às famílias teve como propósito incluir, de forma ativa, as famílias dentro da sala de referência, contribuindo para a integração dos familiares e crianças dentro do ambiente