1

Na noite de terça-feira, 25 de outubro, as famílias de todos os níveis de ensino participaram de um novo formato dos encontros do Cuidar é Básico: as rodas de conversa. Os convidados foram especialistas de diferentes áreas, de acordo com a faixa etária. Após uma breve apresentação, os encontros foram abertos a perguntas dos pais e responsáveis.

No Auditório II, os pais e responsáveis da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais conversaram sobre o tema “Aceleração da infância: desafios contemporâneos”. O pediatra José Paulo Ferreira e a psicóloga Kátia Wagner Radke abordaram a aceleração da infância e a busca constante pela eterna juventude, a importância da preservação do tempo de brincar, com tempo livre, ócio, criatividade e a importância dos limites.

O médico Alberto Mainieri recebeu os pais e responsáveis do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental para um bate-papo sobre o tema “Puberdade e adolescência: entenda o cérebro e o corpo do seu filho”. Além de tirar dúvidas das famílias, ele falou sobre o desenvolvimento neurológico na adolescência, o papel da família, a importância dos grupos nessa faixa etária e o processo de identidade e independência.

Por fim, o psiquiatra Thiago Pianca foi o convidado para falar sobre o tema “Conversando sobre adolescentes: festas, uso de álcool e outras substâncias” para os pais e responsáveis do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais à 3ª série do Ensino Médio. Os problemas do uso de álcool na adolescência, o que é, como funcionais e quais as consequências do cigarro eletrônico, como saber se há um problema com o adolescente e como equilibrar cuidado e liberdade foram algumas das questões trazidas pelo profissional.

“Eu achei o encontro excelente, para mim foi uma das melhores palestras, porque em primeiro lugar a gente recebeu muitos elementos esclarecedores e de uma maneira muito sensata, objetiva e sensata, com frases que se ouvem no dia a dia, e que a gente consegue adequar à realidade de cada família, consegue empregar, utilizar aquilo. Em razão disso as pessoas se identificam, podem expor as suas situações práticas, podem comentar o que está acontecendo na sua casa, se sentem à vontade para compartilhar, e o que acaba acontecendo com isso é uma rede, porque um ouve o problema do outro e se sente à vontade para falar e aproveita aquela mesma ideia, ouve a experiência de outras pessoas. Sou realmente fã do programa, em razão dele ter me ajudado. Eu acredito no programa como construtivo, desde a infância até que o aluno saia, dando subsídio aos pais para poderem ter um relacionamento com os seus filhos”, destacou Cristiane Gonzalez, mãe de uma estudante do Ensino Médio.

Cuidar é Básico no Spotify

Desde terça-feira, 25/10, o Colégio Farroupilha está com um perfil no Spotify, com um podecast especial com três episódios do Cuidar é Básico, de edição realizadas em 2020 e 2021, no formato on-line:

Segurança Digital: estratégias de cuidado e proteção on-line, com o psicólogo e diretor de educação da SaferNet;

Regulação emocional – como auxiliar as crianças a lidar com as frustrações, com o psicólogo Rodrigo Giacobo Serra;

O desenvolvimento da consciência fonológica na infância, com a fonoaudióloga Rosangela Marostega Santos.

Para acessar, basta pesquisar por “Colégio Farroupilha” no aplicativo ou clicar aqui.