1

Na manhã de sábado, 29 de outubro, as famílias e as crianças da Educação Infantil participaram do evento Diálogos Criativos, que contemplou a exposição “Arte, Cor e ImaginAÇÃO” e a sessões de autógrafos do projeto Também Somos Autores.

Projeto Também Somos Autores

No evento, as crianças autografam para as famílias os livros produzidos em sala de aula durante o ano letivo. Os temas das obras variam de acordo com o nível e o projeto desenvolvido em sala de aula com cada turma. Nos Níveis 1 e 2, cada turma faz a sua obra e cada criança desenha uma página da história. Na sessão de autógrafos, os pequenos “assinam” com a sua digital, e o livro passa por todas as casas das crianças, para que as famílias possam contribuir.

Já no Nível 3, todos compõem a mesma história, mas os desenhos são individuais, respeitando as preferências das crianças. Quando chegam ao Nível 4, o tema do livro é escolhido pelo grupo de mesa, mas cada criança ilustra o seu. A partir do Nível 5, para finalizar o ciclo da Educação Infantil, cada criança pensa na sua história, faz os desenhos e determina o seu gênero: romance, aventura, suspense, conto de fadas, etc. Quem transcreve as ideias é a professora.

Exposição “Arte, Cor e ImaginAÇÃO”

Em diferentes espaços da Educação Infantil, as famílias visualizaram as produções artísticas das crianças. As turmas passaram por diversos processos criativos, utilizando, muitas vezes, materiais recicláveis do descarte criativo, como papelão, plástico, jornais, entre outros.

A exposição exibiu trabalhos coletivos e individuais, relacionados aos diferentes temas dos projetos das turmas, como os oceanos, os animais, as plantas, os cuidados com o planeta, os desertos de areia e de gelo, o espaço, o corpo humano, as brincadeiras, a alimentação saudável, os jogos, as profissões e a literatura. “A exposição reforça e traduz a importância de as manifestações artísticas infantis serem desenvolvidas em espaços lúdicos e estimulantes. Todos os estudos foram associados às cores e as formas escolhidas pelas turmas. As produções apresentaram diferentes linguagens, permitindo o compartilhar de vivências em artes, despertando inúmeras sensações em cada criança”, destacou a professora da Oficina de Criação, Cláudia Martins da Costa.

Além dos dois eventos, as famílias puderam visitar a Feira do Livro, com diversos expositores de obras infantis.