1

Para marcar o Dia Mundial de Combate ao Bullying, o Colégio Farroupilha promoveu duas ações para os estudantes, entre os dias 20 de outubro e 07 de novembro, nas unidades Três Figueiras e Correia Lima: a experiência imersiva Estação das Emoções e a exposição interativa Em Seu Lugar.

Reconhecimento das emoções

As turmas da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais vivenciaram situações que despertam diferentes sentimentos na  Estação das Emoções. A proposta principal é trabalhar com o reconhecimento de emoções básicas, como a alegria, a tristeza, a raiva, a calma e o amor.

“A gente entende que é importante que as crianças consigam identificar e nomear os sentimentos que vão surgindo no seu dia a dia. Pois, a partir dessa conexão e desse reconhecimento das emoções, elas conseguem também olhar o outro, entender como o colega está se sentindo e se conectar com o sentimento desse colega. Então, promover momentos para que os estudantes possam se conhecer, favorece, também, a relação entre os pares”, explica a Psicóloga Escolar do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Diana dos Santos.

Para isso, as crianças foram recebidas em uma sala ambientada com iluminação colorida, projeções, músicas e atividades. Em um primeiro momento, uma música animada e a cor amarela representaram a alegria e as crianças foram convidadas a brincar. Em seguida, a iluminação da sala tornou-se azul, a música mudou e uma contação de história proporcionou reflexões sobre a tristeza. Na sequência, um som agitado, uma iluminação vermelha e a projeção do personagem que representa a raiva no filme Divertida Mente deu o clima para uma atividade de auto expressão, na qual os estudantes deveriam desenhar como forma de regulação da raiva. Esse sentimento deu lugar à calma, representada pela cor verde, por alguns sons da natureza e pelo aroma da lavanda – flor entregue às crianças para um momento de relaxamento. Ainda nesse ambiente, mas agora iluminado em rosa e com música e projeção relacionadas ao amor, as crianças foram convidadas a vivenciar esse sentimento com o jogo do dado do carinho: um colega jogava o dado e todos  podiam fazer a ação representada por ele: abraço, aperto de mão, olhar nos olhos, fazer um carinho, dizer um elogio e dar um sorriso. 

Toda a atividade foi mediada por uma das psicólogas escolares do Serviço de Orientação Educacional (SOE) do Colégio Farroupilha, em parceria com a professora titular de cada turma. Durante a atividade, as crianças puderam falar sobre os diferentes sentimentos vivenciados. Ao final da experiência, na sala de aula, uma surpresa esperava pelos estudantes na sala de aula: um jogo da memória das emoções, que foi apresentado na escola e levado para a casa para que pudesse ser jogado com as famílias.

“Eu gostei bastante porque a gente falou sobre sentimentos e a gente tem vários sentimentos”, destaca Betina, que está no Nível 5 da Educação Infantil. “Eu achei bem legal, ouvi várias histórias de outras pessoas e gostei bastante”, afirma o estudante do 2º ano dos Anos Iniciais, João Antônio.