1

OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

Ampliação de mundo e reconhecimento

 

No Colégio Farroupilha, os estudantes a partir do Ensino Fundamental – Anos Iniciais têm a oportunidade de participar de diferentes olimpíadas do conhecimento, para aprimorar os conteúdos em uma disciplina de seu interesse. A participação também permite a vivência e a superação de desafios e amplia o repertório cultural e social dos estudantes, uma vez que envolve participantes de outros estados e países, além de possibilitar viagens, a conquista de medalhas e de outros reconhecimentos.

A preparação conta com o apoio dos professores e dos Laboratórios de Aprendizagem, dependendo do componente curricular. Em alguns casos, as aulas preparatórias são realizadas durante os Clubes e Grupos de Aprendizagem.  As olimpíadas com inscrições abertas são divulgadas nos canais de comunicação do Colégio.

Depoimentos

Daphine Duarte Possebon

“As experiências da Tailândia e do Japão, que foram proporcionadas por eu ter participado da OIMSF, foram inesquecíveis. Ter contato com culturas diferentes foi muito relevante, e aprendemos muito sobre diversidade e como o mundo é grande. Ir para o outro lado do mundo, com o Colégio, com amigos e a professora que eu adorava, foi incrível, aprendi muito. Neste ano, mais do que nunca, estou sentindo o quanto essa experiência está me ajudando, pois estou aplicando para universidades nos Estados Unidos. Tenho certeza de que será um ponto positivo e que pode me ajudar a entrar em uma boa universidade.”

Laura Schirmer Silva

“As olimpíadas oferecem um estímulo para ir além, aprender coisas a mais que não estão no currículo regular, e a se desafiar, sair da zona de conforto. Sempre fui atrás de participar das olimpíadas do Colégio, principalmente as de Química e Matemática, sem mesmo saber que as de Matemática iam acabar me levando duas vezes para o outro lado do mundo, e isso foi uma experiência sem igual! Se não fosse pelo Colégio, pelas olimpíadas das quais eu participei e, na fase de grupos, tirar o 1º lugar do Brasil, não teria tido a oportunidade de ir em um ano para a Tailândia e depois, no ano seguinte, para o Japão. Ambas as viagens foram incríveis.”

Henrique Silva Sangiovanni

“Durante a minha trajetória escolar, eu participei de várias olimpíadas do conhecimento, as quais abordaram diversos assuntos, inclusive alguns com os quais eu não tinha muita afinidade e conheci através das provas. Eu sempre busco participar das olimpíadas, individuais ou em grupo, pois elas são um grande incentivo para aprender e descobrir novos temas, além de incentivar o desenvolvimento do conhecimento a fim de atingir melhores resultados nas edições posteriores.”

Vinícius Szymanski Freitas

“Desde o Ensino Fundamental, eu sempre me interessei muito pelas olimpíadas do conhecimento, principalmente as relacionadas à Matemática e Física, e sempre gostei de como elas nos ajudam a aprimorar nosso raciocínio e a testar nosso conhecimento. Acho que um dos maiores pontos positivos no decorrer das olimpíadas é o quanto aprendemos nos preparando, por exemplo, quando estava no 8º e no 9º ano recebi ajuda dos professores Bruscato e Giovani, do Laboratório de Física, que, ao nos disponibilizar antigas edições da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), acabaram me preparando para futuras matérias que teria em sala de aula, e, posteriormente, a ganhar uma medalha de Prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).”

Guilherme Seger Kersten

“Fui um dos 10 medalhistas de ouro da Olimpíada Brasileira de Química, em 2019.  As olimpíadas do conhecimento foram muito importantes na minha vida escolar. No meu caso, meus bons resultados nas Olimpíadas de Química foram responsáveis por fomentarem ainda mais minha curiosidade por conhecimento científico nessa área, além de terem sido fatores norteadores para eu escolher minha carreira profissional. Ademais, as olimpíadas do conhecimento abriram diversas portas para minha trajetória acadêmica. Com o resultado obtido em 2019, fui aprovado em Química na Unicamp e na Unesp, e em Engenharia Mecânica (segunda opção) na Unesp, sem precisar fazer vestibular ou Enem. Isso porque essas universidades disponibilizam vagas para medalhistas em olimpíadas do conhecimento. Na minha vida, as olimpíadas do conhecimento foram importantíssimas tanto para consolidação de conhecimento quanto para a oferta de oportunidades que seriam inalcançáveis sem as olimpíadas do conhecimento.”

Gabriella Denaldi

“Participo de olimpíadas do conhecimento desde 2018 e acredito que essas são uma das melhores experiências acadêmicas que se pode ter, seja no Ensino Médio, seja no Ensino Fundamental. Além da grande relevância para o currículo escolar, há a possibilidade de aprofundar-se em um tema de seu interesse que não seria estudado na escola. É uma experiência que proporciona novos hobbies, conhecimentos de mundo, nos faz sentir realizados e um pouco mais perto da futura profissão que se pretende escolher independentemente do resultado. Muitas olimpíadas trabalham com grupos e pesquisas feitas pelos próprios alunos no decorrer do período de aplicação visando desenvolver uma linha de raciocínio e análise única ao longo de suas fases, provando que não é preciso saber tudo sobre o assunto para participar, pois o conhecimento e aprendizado são adquiridos durante o processo. Para mim, essa é a melhor parte e a que me traz mais confiança para sempre tentar novas olimpíadas.”

André Sarkis Castilho

“A participação na Olimpíada de História do Brasil (ONHB) é uma ótima oportunidade de os estudantes atuarem como historiadores, a partir de um papel mais ativo no olhar ao passado. Nela, ocorre a análise de documentos históricos e de seus contextos de produção, bem como os eventos a que eles se referem. A Olimpíada permite o aprofundamento do olhar sobre nossa história e induz debates valiosos acerca da influência do passado em nosso presente. Os estudantes são encorajados a participar para conhecer melhor a trajetória histórica brasileira, praticar a argumentação e, também, melhorar sua análise de textos, imagens e outras formas de narrativa.”

Eduardo Bortolomiol Passos

“Participar das olimpíadas do conhecimento sempre foi uma experiência incrível para mim. Elas sempre me proporcionaram desafios que me estimularam a aprofundar meus conhecimentos sobre diferentes assuntos e disciplinas.”

Alessandra Dornelles

“O objetivo geral das olimpíadas é incentivar os estudantes a valorizar a ciência e também a descobrir novos talentos. É frequentemente relatado, por aqueles que participam, que independente de ser medalhista, é possível tirar grande proveito da experiência, porque mesmo em formato de competição, acontece um estreitamento da relação do estudante com o saber. No Colégio Farroupilha, os estudantes que participam dividem suas experiências com os colegas. Ter no currículo atividades nas quais o estudante se envolve e que o diferencia parece ser um fator importante, segundo os critérios usados por renomadas instituições de ensino para a seleção do seu corpo discente. A experiência adquirida nessas participações também contribui para a melhora do rendimento escolar dos nossos estudantes.”

Catharina Dickow Paganella

“As olimpíadas do conhecimento exercem um importante papel em nosso desenvolvimento acadêmico. Participei de diversas olimpíadas, como a de história, matemática, química e da campanha de caça aos asteroides. Com elas, aprimorei meus conhecimentos e, principalmente, trabalhei minha autoconfiança, pois é preciso muita determinação e coragem para realizá-las e, assim, também ter êxito na vida. Além disso, as olimpíadas ajudam muito na comunicação social, proporcionando conhecer e interagir com pessoas novas e fazer amizades.”

Gentil Bruscato

“As olimpíadas do conhecimento, em todas as áreas, são forte ponto de motivação para os estudantes se dedicarem, de forma voluntária, ao contexto de ensino-aprendizagem buscado na escola, vivenciando, de maneira significativa, o aprendizado. Ao realizarem as provas motivadas pelo ambiente de competição, os estudantes percebem-se interessados e dispostos a buscarem, com autonomia, o aprendizado sobre determinado assunto. Também não raro ocorre o ensinar entre os pares, fator que desenvolve sobretudo a cooperação, empatia e ética. O estudante que se sente mais conhecedor deste ou daquele assunto ensina aos seus colegas, o que na verdade faz com que aquele que ensina torne-se cada vez mais competente naquele assunto.”

Fabiana Luft Bavaresco

“Comecei a participar de olimpíadas ainda no Ensino Fundamental. Sempre gostei de fazer as olimpíadas em grupo, pois eu sentia que era onde eu mais me destacava, conseguia as melhores colocações e aprendi a trabalhar em equipe. Fomos conseguindo medalhas cada vez melhores na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras, até que nos classificamos para a AIMO, na Tailândia, em 2018. Na hora de estudar para a AIMO, entramos em contato com assuntos de nível universitário e de pós-graduação. Foi muito animador! Viajar para a Tailândia me fez perceber que as minhas conquistas acadêmicas podiam me levar para lugares muito legais e a expandir minhas oportunidades. E foi a partir daí que vi que podia estudar fora se eu quisesse e, desde então, tenho me esforçado para atingir esse objetivo. Atualmente, já estou matriculada na Georgia Tech, nos Estados Unidos. As olimpíadas possibilitaram que eu expandisse os meus interesses que sempre tive em Matemática e Química”.

Alessandra Rosa

“A participação em olimpíadas do conhecimento estimula o interesse dos estudantes pelas Ciências da Natureza. Jovens com talento e aptidões para o estudo da Química são descobertos e incentivados a aprofundar seus conhecimentos na área científica.”

Bruno Almeida da Silveira

“Desde o Ensino Fundamental, quando participei da minha primeira Olimpíada de Matemática, fui contagiado pelo espírito das olimpíadas do conhecimento. Poder participar dessas olimpíadas foi muito importante para mim, elas me incentivaram a me preparar e a buscar conhecimentos que normalmente eu não buscaria, e tudo isso com a emoção de saber que eu estava participando de algo maior que uma simples prova ou trabalho da escola. O apoio do Colégio e dos professores também sempre ajudou muito, oferecendo aulas extras para nos prepararmos e nos motivando a buscar mais. Além dos conhecimentos de estudos, aprendi muitas lições. Como as olimpíadas também são competições, é natural que haja vitórias e derrotas, e aprender a lidar com as eventuais frustrações foi fundamental para mim. Se, em algum ano, eu não conseguisse superar algum desafio de uma olimpíada, isso só me motivava a crescer, me preparar, e tentar de novo no ano seguinte. As olimpíadas também me proporcionaram muitas oportunidades únicas, como poder viajar para outros estados e até mesmo países para participar de eventos, e poder ter tido essas experiências foi algo que não tem preço.”

Ana Paula Pereira

É difícil resumir a minha experiência no Farroupilha em uma lembrança só. Porém, devo todas as minhas lembranças boas à minha turma. Fui acolhida pelos meus colegas no Farroupilha em 2015 e guardo a maioria das minhas amizades até hoje, mesmo morando longe.

Christina Alvarez Gadret

As minhas melhores lembranças do Colégio são inúmeras, afinal, foram aproximadamente 13 anos no Farroupilha. Lembro-me da emoção que nós, estudantes, sentíamos quando as Olimpíadas do Colégio se aproximavam e do frio na barriga no desfile de abertura. As memórias que tenho, circulando pelo Colégio, pelos laboratórios e também pela espetacular estrutura física do Farroupilha (pátios, quadras esportivas e salas variadas de ensino) são muito presentes em mim. As lições de disciplina, organização e respeito ao próximo, sempre passadas em todas as fases de ensino e nas mais diversas situações escolares, são, sem sombra de dúvidas, o que mais me marcou em minha longa estada no Farroupilha.

Guilherme Guedes de Nonohay

Além de ter sido minha escola e dos meus irmãos, do Jardim de Infância ao Ensino Médio, foi a escola do meu pai! Uma segunda casa onde, além de conhecimento e carinho, fiz meus amigos de vida, com quem mantenho contato até hoje. A minha melhor lembrança do Colégio são os Jogos, as brincadeiras e as conversas ao redor do Campão, no recreio, e “lagartear” comendo bergamota nas antigas arquibancadas, onde hoje é o Ginásio!

Carolina Corrêa Meyer d'Avila

Eu adorava as Olimpíadas, era um período de diversão e confraternização. E quem esquece dos passeios para a Sede? Em 1990, fiz parte do Grêmio Estudantil e também foi um período muito divertido!

Carolina Ohnesorge Hart

Uma lembrança marcante foi o dia em que eu e os meus colegas abrimos a cápsula do tempo, em que guardamos nossas lembranças do 1º ano, no Dia do Plantio. Nesse dia, achamos nossos desenhos, trabalhos e uma carta que a nossa professora Christiane escreveu para nós. Foi muito emocionante!

Francesca Coronel Amilivia Fogaça de Medeiros

O colégio foi uma fase que me proporcionou muita emoção. Seja com meus colegas de aula, que eu confesso que sinto muita falta, seja com os professores e coordenadores que sempre foram especiais.

Karolaine Debastiani Pereda

Como cresci no Colégio Farroupilha, quase todas as minhas lembranças dessa época envolvem o colégio. Mas acho que a experiência de participar como presidente do Grêmio Estudantil foi incrível, aprendi muito com isso sem dúvida.

Luciana Saraiva Schmal

Permaneci no colégio de 1974 até 1987. Ou seja, fiz toda minha vida escolar na escola. Hoje tenho dois filhos no Farroupilha, e que também curtem muito o colégio. Meu pai, Hélio Fernando Saraiva, hoje com 75 anos, também estudou no colégio. Iniciou lá na sede da Alberto Bins. Frequentar hoje o colégio é como se fosse uma “memória viva” diária para mim, pois todos os espaços me trazem lembranças: das amizades, do prensado do bar, da tia ‘Teia’ que nos cuidava no parquinho, das idas à Sede Campestre, em Viamão, e, principalmente, das Olimpíadas. Mas o mais importante para mim, além dos estudos, foram as verdadeiras amizades.

Elisa Hoppe e Bernardo Schaeffer

A nossa melhor lembrança é com certeza todo o nosso último ano no Colégio, quando começamos a namorar! Foi um ano inesquecível, cheio de aprendizados e de momentos legais com amigos que temos até hoje!

Lucas Gonçalves Matte

Desde o primeiro dia de aula, contava os dias para os Jogos do Colégio, todo ano lembro e sinto saudade.

Julia Pletsch

A melhor lembrança do colégio era passar o tempo livre nas figueiras com meus amigos. Lá de cima, tínhamos uma vista linda da cidade e do céu. Em termos de atividades, minha melhor lembrança foi a miniempresa Bamboom. Trabalhamos muito e fomos sempre reconhecidos.

Contatos

A equipe da Central de Relacionamento do Colégio Farroupilha é responsável pelo processo de atendimento às famílias que tem interesse em efetuar a matrícula na instituição: ela recebe as demandas, monitora e acompanha o relacionamento da escola junto a essas famílias, incluindo o agendamento para entrevista pedagógica e a visita guiada, além do agendamento da matrícula do novo estudante.

Ambulatório

51 3455-1812

51 3455-1825

51 98043-0820

Biblioteca

51 3455-1817

51 98036-9178

Centro de Cambridge 

51 3455-1823

51 98110-1951

Central de Relacionamento

51 3455-1891

51 3455-1889

Comunicação e Marketing

51 3455-1878

Educação Infantil

51 3455-1819 (Berçário, Níveis 1 e 2)

51 3455-1813 (Níveis 3 e 4)

 

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

51 3455-1811

Ensino Fundamental - Anos Finais

51 3455-1807

Ensino Médio

51 3455-1808

Financeiro

51 3455-1898

Gestão de Serviços Educacionais

51 3455-1837

51 99341-3424

Memorial Escolar

51 3455-1875

Recepções

51 3455-1860 | Administrativa - Prédio B

51 3455-1809 | Prédio D

51 3455-1816 | Alunos - Prédio A

51 3455-1873 | Berçário - Prédio B

51 3455-1877 | Jardim - Prédio C

Secretaria 

51 3455-1805 51 3455-1846

51 3455-1844 51 3455-1888

A Ouvidoria do Colégio Farroupilha é um canal que recebe, examina e encaminha, aos setores competentes, sugestões, críticas e elogios com o objetivo de aperfeiçoar os processos administrativos e pedagógicos da instituição.

O Canal de Integridade do Colégio Farroupilha é um espaço para formalização de relatos sobre condutas alheias ao Código de Conduta e Convivência. Por meio dele, todos os membros da comunidade escolar, além do público externo, podem realizar, de forma anônima ou identificada, o registro de informações com foco na prevenção de condutas antiéticas, como por exemplo: assédio moral, desvios/uso irregular de materiais, discriminação, ameaça, desvio de função, falha em auditoria ou controles internos, favorecimento, conflito de interesse, retaliação, vazamento de dados e uso indevido de imagem. O Canal de Integridade é administrado por uma empresa externa, a Legal Ética, e integra o Programa de Compliance do Colégio.

Top Sul Uniformes

51 3333-3131/ 3019-2387     51 98531.0463

www.topsuluniformes.com.br/colegio-farroupilha
Loja container localizada no estacionamento da unidade Três Figueiras.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 (sem fechar ao meio dia)

Bar do Zé

 51 3334-0877 51 99155-9227

ze@zedobar.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Kawhen Uniformes

  51 99986-0766

www.kawhenuniformes.com.br
Rua Carlos Huber, 281
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h sem fechar ao meio dia e aos sábados, das 8h30 às 13h.

La Brunita

 51 3316-1315 51 98907-3785

labrunita@labrunita.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Clip Três Figueiras

 51 3307-6377 51 98034-9789
 51 3307-6370

farroupilha@livrariaindependencia.com.br
De segunda a sexta-feira, das 9h às 14h e das 15h às 19h.

Saúde no Copo

51 98323 4903 / 51 99590 7092

snctresfigueiras@saudenocopo.com.br
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h

O serviço terceirizado de transporte escolar é oferecido aos estudantes por motoristas organizados em cooperativas que atendem a diferentes bairros de Porto Alegre. A escolha pelo motorista é de responsabilidade das famílias.