O projeto interdisciplinar sobre a cultura açoriana, desenvolvido com as turmas do 3º ano do Ensino Fundamental, Anos Iniciais do Colégio Farroupilha, foi novamente contemplado pela Direção Regional das Comunidades do Governo dos Açores. Em sua 7ª visita à região, a educadora Lucélia Adami Nunes representou o Colégio em um intercâmbio pedagógico que fortalece a relação entre as instituições e amplia a troca de experiências educacionais.
Durante a visita, foram analisadas e discutidas as matrizes curriculares em relação à promoção da cultura açoriana, além do compartilhamento de práticas educativas aplicadas com os estudantes do Colégio Farroupilha. O objetivo central do projeto é proporcionar aos alunos uma experiência significativa e prática que os conecte às raízes açorianas presentes na formação histórica e cultural de Porto Alegre.
Por meio de oficinas, o projeto busca estimular o interesse dos estudantes pela cultura local, promovendo valores de diversidade e respeito cultural. A iniciativa também tem como foco o desenvolvimento de competências interdisciplinares, envolvendo história, arte, geografia, matemática, ciências, entre outras áreas.
Desde 1990, quando a professora Lucélia fez sua primeira visita aos Açores, o projeto vem sendo desenvolvido no Colégio Farroupilha. As calçadas portuguesas de Porto Alegre servem como fio condutor para o estudo da cidade e do povoamento açoriano. Em 2002, com a criação do Memorial Farroupilha, parte das atividades passou a ser realizada nesse espaço. Em 2017, foi inaugurado o “Encanto Açoriano”, um ambiente temático com acervo cultural, dentro do Memorial.
Em 2019, o projeto passou a envolver todas as disciplinas do 3º ano e culminou com o lançamento do livro “Um olhar sobre as calçadas portuguesas de Porto Alegre”, durante a Feira do Livro da cidade. Além disso, os alunos construíram uma calçada portuguesa dentro do próprio Colégio, utilizando técnicas tradicionais de calceteiros.
Outros marcos importantes do projeto incluem:
- 2021: Apresentação on-line para a Escola Básica e Integrada EBI de Arrifes, na ilha de São Miguel.
- 2022: Lançamento do livro “Porto Alegre: 250 anos de histórias” com participação de todas as disciplinas.
- 2025: Entrega de quadros produzidos pelos alunos do 3º ano à Escola Básica Integrada Roberto Ivens, em Portugal.
Durante a visita deste ano aos Açores, Lucélia também participou de oficinas de produção de tapetes florais na Escola Secundária Antero de Quental, entregou os livros produzidos pelos estudantes no Museu da Imigração e compartilhou o relatório das atividades matemáticas com simetrias das calçadas portuguesas ao professor Ricardo Teixeira, da Universidade dos Açores. O objetivo é transformar essa experiência em um artigo acadêmico.
A visita também contou com um momento especial no Palácio do Governo Português, onde a educadora participou da Festa em Honra do Santo Cristo dos Milagres, a convite do Presidente do Governo dos Açores.
O Colégio Farroupilha celebra mais esse reconhecimento internacional de um projeto que valoriza a identidade cultural, promove a interdisciplinaridade e fortalece os laços entre Brasil e Portugal por meio da educação.