PROPOSTA PEDAGÓGICA
Educamos para formar cidadãos competentes, éticos e globais
Consideramos que o estudante é competente quando alia seu conhecimento à prática, sendo capaz de tomar decisões sobre um assunto que domina. A forma como ele estabelece relações com esse conhecimento deve ser ética e pautada pelo respeito a si e ao outro. Ao buscar formar cidadãos globais, esperamos que o estudante tenha condições de conhecer e de transitar por diversas realidades, sendo livre para atuar naquela em que desejar.


Dessa forma, atuamos a partir do reconhecimento das características e potencialidades de cada um e acreditamos que todos, ao empreenderem os seus projetos de vida, estão também (re)criando o mundo em que vivem. Por isso, o estudante está no centro de toda a proposta pedagógica da escola e, ao seu redor, encontram-se os processos pedagógicos que alicerçam as experiências proporcionadas a ele.
O infográfico, que representa a proposta pedagógica da escola, apresenta quatro camadas ao redor do estudante, centro de todo processo. A camada mais externa representa a missão da instituição (educar para formar cidadãos competentes, éticos e globais), seguida dos valores institucionais (bom relacionamento, busca pela excelência, disciplina e organização, eficiência e empreendedorismo e compromisso com a sustentabilidade), do currículo (orientado pelas Matrizes Curriculares e Socioemocionais) e, finalmente, das três competências estratégicas (Criatividade e Inovação, Protagonismo e Liderança e Pesquisa).
A esfera deve ser lida da camada dos valores da escola para o centro e depois do centro para as margens, com o entendimento de que o estudante vivencia experiências que proporcionam a ele uma atuação “de dentro para fora” ou seja, “da escola para o mundo”, sem criar fronteiras entre esses âmbitos.
Os valores da instituição servem como base para as práticas pedagógicas e ações da escola como um todo. Assim, iniciamos a leitura da esfera tendo a consciência de que todo o processo pedagógico desenvolvido tem como pilares os cinco valores. Esse processo contempla a dinâmica curricular da instituição – desdobrada nas Matrizes Curriculares e Socioemocionais. São essas matrizes que orientam o currículo praticado e representam tudo o que o estudante precisará desenvolver ao longo da trajetória escolar.
Ainda como complemento às competências curriculares e socioemocionais elencadas nas Matrizes, outras competências estratégicas foram eleitas como fundamentais para a atuação dos estudantes no mundo globalizado. Essas competências atravessam as Matrizes e compõem a identidade do egresso do Colégio Farroupilha, que precisa criar e reinventar propostas, possibilitando a resolução de problemas (Criatividade e Inovação); demonstrar autoconhecimento e proatividade contribuindo com ideias e ações, assumindo suas escolhas e posicionando-se frente às mais diversas situações (Protagonismo e Liderança) e investigar acerca de diferentes temas, de maneira curiosa, utilizando conhecimentos científicos para a elaboração de hipóteses e resolução de problemas (Pesquisa).
Ao continuarmos a leitura da esfera, o estudante novamente é visto como essência da proposta pedagógica da instituição. Assim, retoma-se a missão da escola de formarmos cidadãos competentes, éticos e globais. Esse sujeito egresso do Colégio Farroupilha demonstra condições de atuação nos diferentes âmbitos que desejar, e, por isso, a proposta pedagógica está em constante atualização, atendendo às demandas da atualidade e movimentando-se junto às novas tecnologias, às ciências, às práticas esportivas e culturais.
Diante desse desafio, buscamos possibilitar que o Colégio seja um espaço que valorize o diálogo, a escuta e a pluralidade de saberes e pontos de vista. Essa pluralidade expressa-se tanto nos conteúdos curriculares quanto no ambiente relacional cotidiano, no qual as diferenças são respeitadas e valorizadas, constituindo um contexto extremamente potente na formação de cidadãos com visão para além do seu mundo privado e imediato.
Diferenciais

Clubes e Grupos de Aprendizagem

Atividades Extras

Centro de Cambridge e Linguas Adicionais

Currículo Socioemocional

Farroups+

Projeto de Vida
Currículo Socioemocional
Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.
Projeto de Vida
Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.
Níveis de Ensino
Crianças de
4 meses até 5 anos.
Estudantes de
6 a 10 anos.
Estudantes de
11 a 14 anos.
Estudantes de
15 a 17 anos
Contatos
A equipe da Central de Relacionamento do Colégio Farroupilha é responsável pelo processo de atendimento às famílias que tem interesse em efetuar a matrícula na instituição: ela recebe as demandas, monitora e acompanha o relacionamento da escola junto a essas famílias, incluindo o agendamento para entrevista pedagógica e a visita guiada, além do agendamento da matrícula do novo estudante.
Contato
51 3455.1891 | 51 3455.1889
51 9360.3769
relacionamento@colegiofarroupilha.com.br
Ambulatório
51 3455-1812
51 3455-1825
51 98043-0820
Biblioteca
51 3455-1817
51 98036-9178
Centro de Cambridge
51 3455-1823
51 98110-1951
Central de Relacionamento
51 3455-1891
51 3455-1889
Comunicação e Marketing
51 3455-1878
Educação Infantil
51 3455-1819 (Berçário, Níveis 1 e 2)
51 3455-1813 (Níveis 3 e 4)
Ensino Fundamental - Anos Iniciais
51 3455-1811
Ensino Fundamental - Anos Finais
51 3455-1807
Ensino Médio
51 3455-1808
Financeiro
51 3455-1898
Gestão de Serviços Educacionais
51 3455-1837
51 99341-3424
Memorial Escolar
51 3455-1875
Recepções
51 3455-1860 | Administrativa - Prédio B
51 3455-1809 | Prédio D
51 3455-1816 | Alunos - Prédio A
51 3455-1873 | Berçário - Prédio B
51 3455-1877 | Jardim - Prédio C
Secretaria
51 3455-1805 51 3455-1846
51 3455-1844 51 3455-1888
A Ouvidoria do Colégio Farroupilha é um canal que recebe, examina e encaminha, aos setores competentes, sugestões, críticas e elogios com o objetivo de aperfeiçoar os processos administrativos e pedagógicos da instituição.
O Canal de Integridade do Colégio Farroupilha é um espaço para formalização de relatos sobre condutas alheias ao Código de Conduta e Convivência. Por meio dele, todos os membros da comunidade escolar, além do público externo, podem realizar, de forma anônima ou identificada, o registro de informações com foco na prevenção de condutas antiéticas, como por exemplo: assédio moral, desvios/uso irregular de materiais, discriminação, ameaça, desvio de função, falha em auditoria ou controles internos, favorecimento, conflito de interesse, retaliação, vazamento de dados e uso indevido de imagem. O Canal de Integridade é administrado por uma empresa externa, a Legal Ética, e integra o Programa de Compliance do Colégio.
Registre seu Relato
0800 400 3333
colegiofarroupilha@legaletica.com.br
www.colegiofarroupilha.legaletica.com.br
Top Sul Uniformes
51 3517-6888 51 98531.0463
www.topsuluniformes.com.br
Rua Carlos Huber, 425
De segunda a sexta-feira,
das 8h às 19h (sem fechar ao meio-dia). A loja matriz da Top Sul (Rua Vicente da Fontoura, 2214) funciona de segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h e aos sábados das 8h30 às 13h.
Kawhen Uniformes
51 99986-0766
www.kawhenuniformes.com.br
Rua Carlos Huber, 281
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h sem fechar ao meio dia e aos sábados, das 8h30 às 13h.
La Brunita
51 3316-1315 51 98907-3785
labrunita@labrunita.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h
Clip Três Figueiras
51 3307-6377 51 98034-9789
51 3307-6370
farroupilha@livrariaindependencia.com.br
De segunda a sexta-feira, das 9h às 14h e das 15h às 19h.
Saúde no Copo
51 3517-5024
adm-colfarroupilha@saudenocopo.com.br
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h