1

PROPOSTA PEDAGÓGICA

Educamos para formar cidadãos competentes, éticos e globais

Consideramos que o estudante é competente quando alia seu conhecimento à prática, sendo capaz de tomar decisões sobre um assunto que domina. A forma como ele estabelece relações com esse conhecimento deve ser ética e pautada pelo respeito a si e ao outro. Ao buscar formar cidadãos globais, esperamos que o estudante tenha condições de conhecer e de transitar por diversas realidades, sendo livre para atuar naquela em que desejar.

Dessa forma, atuamos a partir do reconhecimento das características e potencialidades de cada um e acreditamos que todos, ao empreenderem os seus projetos de vida, estão também (re)criando o mundo em que vivem. Por isso, o estudante está no centro de toda a proposta pedagógica da escola e, ao seu redor, encontram-se os processos pedagógicos que alicerçam as experiências proporcionadas a ele.  

O infográfico, que representa a proposta pedagógica da escola, apresenta quatro camadas ao redor do estudante, centro de todo processo. A camada mais externa representa a missão da instituição (educar para formar cidadãos competentes, éticos e globais), seguida dos valores institucionais (bom relacionamento, busca pela excelência, disciplina e organização, eficiência e empreendedorismo e compromisso com a sustentabilidade), do currículo (orientado pelas Matrizes Curriculares e Socioemocionais)  e, finalmente, das três competências estratégicas (Criatividade e Inovação, Protagonismo e Liderança e Pesquisa). 

A esfera deve ser lida da camada dos valores da escola para o centro e depois do centro para as margens, com o entendimento de que o estudante vivencia experiências que proporcionam a ele uma atuação “de dentro para fora” ou seja, “da escola para o mundo”, sem criar fronteiras entre esses âmbitos.

Os valores da instituição servem como base para as práticas pedagógicas e ações da escola como um todo. Assim, iniciamos a leitura da esfera tendo a consciência de que todo o processo pedagógico desenvolvido tem como pilares os cinco valores. Esse processo contempla a dinâmica curricular da instituição – desdobrada nas Matrizes Curriculares e Socioemocionais. São essas matrizes que orientam o currículo praticado e representam tudo o que o estudante precisará desenvolver ao longo da trajetória escolar.

Ainda como complemento às competências curriculares e socioemocionais elencadas nas Matrizes, outras competências estratégicas foram eleitas como fundamentais para a atuação dos estudantes no mundo globalizado. Essas competências atravessam as Matrizes e compõem a identidade do egresso do Colégio Farroupilha, que precisa criar e reinventar propostas, possibilitando a resolução de problemas (Criatividade e Inovação); demonstrar autoconhecimento e proatividade contribuindo com ideias e ações, assumindo suas escolhas e posicionando-se frente às mais diversas situações (Protagonismo e Liderança) e investigar acerca de diferentes temas, de maneira curiosa, utilizando conhecimentos científicos para a elaboração de hipóteses e resolução de problemas (Pesquisa). 

Ao continuarmos a leitura da esfera, o estudante novamente é visto como essência da proposta pedagógica da instituição. Assim, retoma-se a missão da escola de formarmos cidadãos competentes, éticos e globais. Esse sujeito egresso do Colégio Farroupilha demonstra condições de atuação nos diferentes âmbitos que desejar, e, por isso, a proposta pedagógica está em constante atualização, atendendo às demandas da atualidade e movimentando-se junto às novas tecnologias, às ciências, às práticas esportivas e culturais. 

Diante desse desafio, buscamos possibilitar que o Colégio seja um espaço que valorize o diálogo, a escuta e a pluralidade de saberes e pontos de vista. Essa pluralidade expressa-se tanto nos conteúdos curriculares quanto no ambiente relacional cotidiano, no qual as diferenças são respeitadas e valorizadas, constituindo um contexto extremamente potente na formação de cidadãos com visão para além do seu mundo privado e imediato.

Diferenciais

Clubes e Grupos de Aprendizagem

Clubes e Grupos de Aprendizagem

Atividades Extras

Atividades Extras

Centro de Cambridge e Linguas Adicionais

Centro de Cambridge e Linguas Adicionais

Currículo Socioemocional

Currículo Socioemocional

Farroups+

Farroups+

Projeto de Vida

Projeto de Vida

Níveis de Ensino

Crianças de
4 meses até 5 anos.

Estudantes de
6 a 10 anos.

Estudantes de
11 a 14 anos.

Estudantes de
15 a 17 anos

Contatos

A equipe da Central de Relacionamento do Colégio Farroupilha é responsável pelo processo de atendimento às famílias que tem interesse em efetuar a matrícula na instituição: ela recebe as demandas, monitora e acompanha o relacionamento da escola junto a essas famílias, incluindo o agendamento para entrevista pedagógica e a visita guiada, além do agendamento da matrícula do novo estudante.

Ambulatório

51 3455-1812

51 3455-1825

51 98043-0820

Biblioteca

51 3455-1817

51 98036-9178

Centro de Cambridge 

51 3455-1823

51 98110-1951

Central de Relacionamento

51 3455-1891

51 3455-1889

Comunicação e Marketing

51 3455-1878

Educação Infantil

51 3455-1819 (Berçário, Níveis 1 e 2)

51 3455-1813 (Níveis 3 e 4)

 

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

51 3455-1811

Ensino Fundamental - Anos Finais

51 3455-1807

Ensino Médio

51 3455-1808

Financeiro

51 3455-1898

Gestão de Serviços Educacionais

51 3455-1837

51 99341-3424

Memorial Escolar

51 3455-1875

Recepções

51 3455-1860 | Administrativa - Prédio B

51 3455-1809 | Prédio D

51 3455-1816 | Alunos - Prédio A

51 3455-1873 | Berçário - Prédio B

51 3455-1877 | Jardim - Prédio C

Secretaria 

51 3455-1805 51 3455-1846

51 3455-1844 51 3455-1888

A Ouvidoria do Colégio Farroupilha é um canal que recebe, examina e encaminha, aos setores competentes, sugestões, críticas e elogios com o objetivo de aperfeiçoar os processos administrativos e pedagógicos da instituição.

O Canal de Integridade do Colégio Farroupilha é um espaço para formalização de relatos sobre condutas alheias ao Código de Conduta e Convivência. Por meio dele, todos os membros da comunidade escolar, além do público externo, podem realizar, de forma anônima ou identificada, o registro de informações com foco na prevenção de condutas antiéticas, como por exemplo: assédio moral, desvios/uso irregular de materiais, discriminação, ameaça, desvio de função, falha em auditoria ou controles internos, favorecimento, conflito de interesse, retaliação, vazamento de dados e uso indevido de imagem. O Canal de Integridade é administrado por uma empresa externa, a Legal Ética, e integra o Programa de Compliance do Colégio.

Top Sul Uniformes

51 3333-3131/ 3019-2387     51 98531.0463

www.topsuluniformes.com.br/colegio-farroupilha
Loja container localizada no estacionamento da unidade Três Figueiras.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 (sem fechar ao meio dia)

Bar do Zé

 51 3334-0877 51 99155-9227

ze@zedobar.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Kawhen Uniformes

  51 99986-0766

www.kawhenuniformes.com.br
Rua Carlos Huber, 281
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h sem fechar ao meio dia e aos sábados, das 8h30 às 13h.

La Brunita

 51 3316-1315 51 98907-3785

labrunita@labrunita.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Clip Três Figueiras

 51 3307-6377 51 98034-9789
 51 3307-6370

farroupilha@livrariaindependencia.com.br
De segunda a sexta-feira, das 9h às 14h e das 15h às 19h.

Saúde no Copo

51 98323 4903 / 51 99590 7092

snctresfigueiras@saudenocopo.com.br
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h

O serviço terceirizado de transporte escolar é oferecido aos estudantes por motoristas organizados em cooperativas que atendem a diferentes bairros de Porto Alegre. A escolha pelo motorista é de responsabilidade das famílias.