Uma cápsula com bactérias que ajuda a remediar o efeito do petróleo dos oceanos, um sistema de irrigação de lavouras de forma mais inteligente e eficaz, um aplicativo de moda para pesquisa em tempo real de menores preços, uma plataforma para uso do metaverso na educação. Essas são algumas soluções construídas por estudantes da 1ª série do Ensino Médio a partir do desafio apresentado na disciplina de Empreendedorismo, que faz parte do novo currículo do Ensino Médio.
Na sexta-feira, 02 de dezembro, os estudantes tiveram até três minutos para apresentar os seus projetos de negócios para os colegas e para uma banca, composta pelos professores Camila Felipe, Gabriela Donadel, Saul Filho e Roger Pereira.
“Ao longo do ano foi muito interessante ter aulas de Empreendedorismo, pois pudemos desenvolver diferentes programas e projetos. Eu me senti muito conectado com ideias novas, colegas e professores. Como estudantes, eu adorei a proposta e espero que ela continue”, declara o estudante Leonardo Wieczorek Ribeiro.
Os projetos são resultados de um ano de trabalho na disciplina de Empreendedorismo, que desafiou os jovens a formarem grupos para escolherem um problema, refletirem sobre ele e construírem soluções reais, a partir do desenvolvimento de protótipos. As etapas de planejamento e execução dos trabalhos contaram com o uso de ferramentas de empreendedorismo, e também com suporte dos laboratórios Maker, de Química e de Biologia do Colégio.
“Com essa proposta, estamos incentivando o protagonismo e a capacidade de inovação do estudante, por meio do desenvolvimento de competências associadas à exploração e solução de problemas reais, tomadas de decisão, integração de conteúdos aprendidos, pensamento criativo, foco em execução e trabalho em equipe”, destaca a professora de Empreendedorismo, Ana Kloeckner.
Após a apresentação, todos os projetos foram submetidos ao voto popular. Além disso, a banca definiu o primeiro, o segundo e o terceiro colocado. Confira os trabalhos que ganharam destaque:
1º Colocado
Projeto: Biosaco
A proposta: Sacos plásticos feitos a partir da casca da batata, 100% biodegradáveis.
Estudantes: Antonia Ardenghi Baldoino da Silva, José Fernando Cirne Lima Eichenberg Neto, Mariana Sucasas Pozzobon, Victória Rizzo Cirne Lima e Júlia Brasil Mittmann.
2º Colocado
Projeto: Cores e Sabores
A proposta: Corantes naturais para alimentação feitos a partir de alimentos como beterraba.
Estudantes: Murilo Ebel Serpa e Sara Bessob do Nascimento
3º Colocado
Projeto: Cafecap
O que é: Equipamento para separação das partes de cápsulas de café e, assim, permitir a reciclagem da cápsula.
Estudantes: Ana Carolina Prauchner Giese, Bruno Carvalho de Nonohay, Leticia Zago Gonçalves da Cunha e Laethitia Katherine Kischlat.
Voto Popular
Projeto: SnackPeel
O que é: Marca de comidas com aproveitamento integral dos alimentos, utilizando cascas e outras partes normalmente descartadas para gerar doces, bolinhos, snacks, entre outros.
Estudantes: Ana Luísa Nunes Schmitt, Isadora Corleta Barth e Julia Wieczorek Ribeiro.
Sobre a disciplina
O Empreendedorismo é um dos valores do Colégio Farroupilha e integra a trilha de aprendizagem dos estudantes, ao longo de toda a sua trajetória. Além de ser uma disciplina nos três anos do Ensino Médio, está presente nos projetos desenvolvidos desde a Educação Infantil.
A Diretora Pedagógica do Colégio Farroupilha, Marícia Ferri, destaca que o empreendedorismo é uma das frentes de atuação da escola. “O empreendedorismo é fundamental nesta formação do estudante para o século XXI. Ele precisa utilizar os diferentes conhecimentos que foram consolidados ao longo de sua trajetória para a solução de problemas”.