Saber como ler os rótulos dos alimentos é um caminho para fazer escolhas mais saudáveis no prato durante toda a vida, principalmente com relação às quantidades de sal e açúcar consumidos. No Colégio Farroupilha, a aprendizagem de Química vai além das tabelas periódicas e demonstra como esta disciplina está vinculada ao dia a dia. Nas últimas semanas de abril, crianças do 4° ano do Ensino Fundamental colocaram em prática o estudo teórico sobre determinação de sal e açúcar nos alimentos. As habilidades propostas foram identificar as funções dos nutrientes presentes nos diferentes tipos de alimentos nas atividades propostas e reconhecer a importância de hábitos alimentares saudáveis nas situações propostas.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão diária recomendada de açúcar é de até 50 g, mas orienta que o ideal é até 25 g por dia. Já o sal, a OMS ainda recomenda que o consumo diário seja de até 5 g (uma colher de chá), o que corresponde a 2 g de sódio. Dados do Ministério da Saúde mostram que, aqui no Brasil, o consumo médio de açúcar é de 80g por dia, enquanto a média de consumo diário de sal é em torno de 12 g. Ou seja, os dois estão acima do que é recomendado para se manter um corpo saudável.
Com o auxílio de uma balança, os estudantes mediram as massas de açúcar e sal de produtos escolhidos pelos educadores e analisaram as quantidades de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Os alimentos estudados foram: néctar misto de uva e maçã, marshmallows, snacks de batata frita e macarrão instantâneo com tempero. Os alunos conheceram alguns componentes químicos, entenderam as diferenças de sal e sódio, relacionaram carboidratos como açúcares e perceberam o quanto ficam “escondidos” no rótulo a informação de açúcar.