1

NOTÍCIAS

Colégio Farroupilha se torna referência em ações humanitárias 

21 maio 2024

Um dos valores do Colégio Farroupilha pode ser percebido nas duas últimas semanas através do trabalho voluntário de toda a comunidade escolar. No início de maio, o Rio Grande do Sul começou a viver o que seria o pior desastre climático da sua história, desabrigando e desalojando milhares de famílias do interior do estado, Região Metropolitana e, inclusive, de Porto Alegre. 

Em um estado de comoção e solidariedade, a Diretora Pedagógica do Colégio, Marícia Ferri, juntamente com o Grêmio Estudantil Farroupilha, GEF, e o Grupo de Voluntariado, deram início à Campanha de Doação para os afetados. No entanto, o que começou de forma tímida, rapidamente tomou proporções muito maiores e mobilizou toda a comunidade escolar. Diversos estudantes, pais, educadores e ex-alunos, trabalharam de forma voluntária durante todo o período. Organizados em setores, cada grupo de trabalho ficou responsável pela triagem, organização, controle de estoque e distribuição das doações. 

Ao todo, mais de 100 instituições receberam donativos oriundos da campanha do Farroupilha, desde abrigos emergenciais até hospitais. Para contemplar os lugares mais remotos e de difícil acesso, o Campão do Colégio se tornou um heliponto, chegando a fazer, em um mesmo dia, até oito voos diferentes. Através desta iniciativa, regiões como Vale do Taquari, Eldorado do Sul, Guaíba, Canoas, São Jerônimo, Muçum e Lajeado tiveram acesso a suprimentos básicos como, água potável, cestas básicas, agasalhos, itens de higiene pessoal e medicamentos. 

Parte das doações recebidas também foram enviadas para a Sede Campestre do Colégio Farroupilha, localizada em Viamão, que está atuando como abrigo temporário para diversas famílias, chegando a abrigar cerca de 50 pessoas até o momento. Colchões, roupas de cama, itens de higiene pessoal, roupas e brinquedos foram levados até a Sede para proporcionar o melhor ambiente possível para os desabrigados, que seguem recebendo auxílio por parte dos voluntários, inclusive de enfermaria e alimentação. 

Atuando fortemente na questão humanitária da enchente, o Colégio Farroupilha se tornou referência de solidariedade e trabalho social, sendo procurado para auxiliar na implementação do 1º abrigo emergencial exclusivo para idosos. Com a contribuição de 36 colchões, roupas de cama, cobertores, travesseiros, toalhas e itens de higiene, o Colégio ajudou na montagem e organização do espaço, além de entregar uma cartinha, feita pelos estudantes dos Anos Iniciais, para cada um dos idosos residentes. 

A partir de agora, o Colégio segue atuando na distribuição das doações e na mobilização da Campanha Farroupilha Ajuda, destinada aos profissionais da educação que foram fortemente afetados pela enchente. A solidariedade Farroupilha que foi, inclusive, notícia nacional, é um dos valores ensinados diariamente aos estudantes e praticado por toda a comunidade escolar. 

Contatos

A equipe da Central de Relacionamento do Colégio Farroupilha é responsável pelo processo de atendimento às famílias que tem interesse em efetuar a matrícula na instituição: ela recebe as demandas, monitora e acompanha o relacionamento da escola junto a essas famílias, incluindo o agendamento para entrevista pedagógica e a visita guiada, além do agendamento da matrícula do novo estudante.

Ambulatório

51 3455-1812

51 3455-1825

51 98043-0820

Biblioteca

51 3455-1817

51 98036-9178

Centro de Cambridge 

51 3455-1823

51 98110-1951

Central de Relacionamento

51 3455-1891

51 3455-1889

Comunicação e Marketing

51 3455-1878

Educação Infantil

51 3455-1819 (Berçário, Níveis 1 e 2)

51 3455-1813 (Níveis 3 e 4)

 

Ensino Fundamental - Anos Iniciais

51 3455-1811

Ensino Fundamental - Anos Finais

51 3455-1807

Ensino Médio

51 3455-1808

Financeiro

51 3455-1898

Gestão de Serviços Educacionais

51 3455-1837

51 99341-3424

Memorial Escolar

51 3455-1875

Recepções

51 3455-1860 | Administrativa - Prédio B

51 3455-1809 | Prédio D

51 3455-1816 | Alunos - Prédio A

51 3455-1873 | Berçário - Prédio B

51 3455-1877 | Jardim - Prédio C

Secretaria 

51 3455-1805 51 3455-1846

51 3455-1844 51 3455-1888

A Ouvidoria do Colégio Farroupilha é um canal que recebe, examina e encaminha, aos setores competentes, sugestões, críticas e elogios com o objetivo de aperfeiçoar os processos administrativos e pedagógicos da instituição.

O Canal de Integridade do Colégio Farroupilha é um espaço para formalização de relatos sobre condutas alheias ao Código de Conduta e Convivência. Por meio dele, todos os membros da comunidade escolar, além do público externo, podem realizar, de forma anônima ou identificada, o registro de informações com foco na prevenção de condutas antiéticas, como por exemplo: assédio moral, desvios/uso irregular de materiais, discriminação, ameaça, desvio de função, falha em auditoria ou controles internos, favorecimento, conflito de interesse, retaliação, vazamento de dados e uso indevido de imagem. O Canal de Integridade é administrado por uma empresa externa, a Legal Ética, e integra o Programa de Compliance do Colégio.

Top Sul Uniformes

51 3333-3131/ 3019-2387     51 98531.0463

www.topsuluniformes.com.br/colegio-farroupilha
Loja container localizada no estacionamento da unidade Três Figueiras.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30 (sem fechar ao meio dia)

Bar do Zé

 51 3334-0877 51 99155-9227

ze@zedobar.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Kawhen Uniformes

  51 99986-0766

www.kawhenuniformes.com.br
Rua Carlos Huber, 281
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h sem fechar ao meio dia e aos sábados, das 8h30 às 13h.

La Brunita

 51 3316-1315 51 98907-3785

labrunita@labrunita.com.br
De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h

Clip Três Figueiras

 51 3307-6377 51 98034-9789
 51 3307-6370

farroupilha@livrariaindependencia.com.br
De segunda a sexta-feira, das 9h às 14h e das 15h às 19h.

Saúde no Copo

51 98323 4903 / 51 99590 7092

snctresfigueiras@saudenocopo.com.br
De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19h

O serviço terceirizado de transporte escolar é oferecido aos estudantes por motoristas organizados em cooperativas que atendem a diferentes bairros de Porto Alegre. A escolha pelo motorista é de responsabilidade das famílias.